sábado, 29 de janeiro de 2011

OS LEITORES DAS AVENTURAS

Não podia estar mais orgulhoso dos meus meninos e meninas!
Como não há na sala de aula uma disparidade de acompanhamento nas matérias, vamos fazendo todos os trabalhos ao mesmo ritmo. Porém, combinámos, há algum tempo, que sempre que um aluno terminasse o trabalho em causa poderia ir à biblioteca da sala de aula e levar um livro para o lugar. Assim, os “tempos mortos” eram ocupados com a leitura. Pois bem, assim foi, ou melhor, assim é. Não fosse esta semana, para minha alegria, ter acontecido um fenómeno. Um conjunto de alunos descobriu os livros da Isabel Alçada e da Ana Maria Magalhães “Uma Aventura” e não param de ler. Capítulo a capítulo, com uma atenção e um entusiasmo surpreendentes. E todos os dias me contam o que leram, para que eu acredite piamente que não estão apenas a folhear o livro.
Estou felicíssimo. Crianças de 2º ano de escolaridade a lerem com tanto afinco livros daquele tamanho….que alegria! O vício é de tal modo grande que alguns até ficam na sala a ler durante o intervalo e quando terminam de almoçar. O que sei é que agora há, todos os dias, “o momento das aventuras”, onde cada um fala sobre a sua obra e os desafios que as personagens vão vivendo.
Parabéns aos 24 leitores. Com muito treino e dedicação, todos conseguem! Basta querer!
Digam lá que a nossa turma não é uma grande aventura?

5 comentários:

  1. Quando se quer muito e pondo a funcionar a imaginação (do professor, neste caso) consegue-se, mesmo o mais difícil. PARABÉNS para si PELO QUE TEM CONSEGUIDO para os seus alunos, e para eles... que vão ter uma vida diferente, mais divertida e melhor, em todos os aspectos.
    Um abraço para eles todos.

    ResponderEliminar
  2. gostei de tirar fotografia e de ler o livro da hannah montana





    assi:maria ines

    ResponderEliminar
  3. Agora percebo!!
    Apesar desta colecção ser intemporal, eu sou do tempo em que se liam muito estes livros… Logo, lá em casa, tenho uma colecção de mais de 20 livros com mais de 20 anos…que eu li, e que as minhas filhas mais velhas também leram, por volta dos 9, 10 anos… Muito me espantou, quando na 6ª feira cheguei a casa, e a nossa Sofia estava a ler Uma Aventura…
    Fiquei muito contente naturalmente, apesar de lhe ter dito que aqueles livros não eram para a idade dela. Ao que a Sofia respondeu que estava a gostar muito e até falámos sobre o 1ª CAPÍTULO que ela já tinha lido…
    Que orgulho!! Orgulho não só na Sofia mas em todos os meninos do 2º R, que se dedicam com tanto empenho e fazem tudo com alegria e uma vontade própria extraordinária... E orgulho no professor! Que lhes ensina tanto, tanto... muito para além do que um professor pode ensinar! E os resultados são estes!
    Para bons alunos, um Bom Professor!
    E que tal escreverem Uma Aventura do 2ºR???

    ResponderEliminar
  4. Quando o João me apareceu em casa com um livro tão grande para ler fiquei muito contente.
    Já tinhamos lido em conjunto O Mistério da Mansão dos Sinos de Enid Blyton, autora que me traz boas recordações e cujos livros devorava em miúda (Os Cinco, As Gémeas faziam as minhas delicias). Apercebi-me na altura que o João adoraria esse tipo de histórias.
    Com as óptimas ideias do professor e com o incentivo dos seus coleguinhas, o João tem conseguido ler sózinho, página a página com uma atenção comovedora (isto porque o meu João prefere sem dúvida alguma a matemática).Estou muito contente e orgulhosa.
    Parabéns a todos, inclusivé ao professor.
    Obrigada professor João, faz toda a diferença.
    Mãe do João Sousa.

    ResponderEliminar
  5. gostei de ler o livro estava a ser muito giro,Mas foi pena ja ter acabado de ler gostava de ler outra vez
    ass:Tomás

    ResponderEliminar