sábado, 29 de janeiro de 2011

OS LEITORES DAS AVENTURAS

Não podia estar mais orgulhoso dos meus meninos e meninas!
Como não há na sala de aula uma disparidade de acompanhamento nas matérias, vamos fazendo todos os trabalhos ao mesmo ritmo. Porém, combinámos, há algum tempo, que sempre que um aluno terminasse o trabalho em causa poderia ir à biblioteca da sala de aula e levar um livro para o lugar. Assim, os “tempos mortos” eram ocupados com a leitura. Pois bem, assim foi, ou melhor, assim é. Não fosse esta semana, para minha alegria, ter acontecido um fenómeno. Um conjunto de alunos descobriu os livros da Isabel Alçada e da Ana Maria Magalhães “Uma Aventura” e não param de ler. Capítulo a capítulo, com uma atenção e um entusiasmo surpreendentes. E todos os dias me contam o que leram, para que eu acredite piamente que não estão apenas a folhear o livro.
Estou felicíssimo. Crianças de 2º ano de escolaridade a lerem com tanto afinco livros daquele tamanho….que alegria! O vício é de tal modo grande que alguns até ficam na sala a ler durante o intervalo e quando terminam de almoçar. O que sei é que agora há, todos os dias, “o momento das aventuras”, onde cada um fala sobre a sua obra e os desafios que as personagens vão vivendo.
Parabéns aos 24 leitores. Com muito treino e dedicação, todos conseguem! Basta querer!
Digam lá que a nossa turma não é uma grande aventura?

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O NOSSO BONECO DE NEVE ESTÁ TERMINADO...! GOSTAM?

AINDA O TRABALHO SOBRE A BRUXA...A OBRA DE ARTE DA GIOVANA

VAMOS LÁ PENSAR COMO COMPLETAR...SIMPLES A TABUADA DO 2, NÃO É?!

DESAFIO DE FIM-DE-SEMANA - A BRUXA

O desafio deste fim-de-semana foi grande.
Os alunos tinham de ler com muita atenção o seguinte texto:
Posteriormente, tiveram de desenhar uma bruxa com base nas informações do texto. Apareceram trabalhos fantásticos. Como é complicado deixá-los todos aqui, fica a fotografia da bruxa criada pela Sofia, uma verdadeira obra de arte que representa o empenho de todos.

E, por fim, que tal serem os meus meninos e meninas escritores por alguns momentos?
Pois bem, tiveram de escolher um animal e criar um texto do género do da bruxa, de modo a que as pessoas, no final, conseguissem perceber perfeitamente as características do animal escolhido.
Deixo aqui três textos. Para a próxima ficarão os trabalhos de outros alunos, de modo a que todos tenham oportunidade. Por agora, eis as palavras da Joana, do Luís Pedro e da Sofia.
Parabéns a todos!

Vou começar a desenhar
Um gato de arrasar.
E com aquela cor preta,
Ele vai miar e dançar.
Come muitos peixes,
Brinca com uma bola pequena.
Com um sinal nas patas,
Ele vai contando as carraças.
Gosta de histórias de encantar,
E faz muito barulho ao deitar.
É um gato preguiçoso,
Que gosta muito de pular
E também de atrapalhar.
Tem uma cara rectangular,
Uma boca triangular,
E um olho a brilhar
Para o qual, naquele instante, toda a gente vai olhar.
Não tem muito que se diga,
Um gato com sete dias de vida!
Joana

O meu animal é uma cobra
E muito cómica ela é.
Tem uma cabeça estrelada e brilhante,
E o seu nariz é triangular.
E tem pés de vaca.
As suas pernas são gigantes e não rasteja.
Corre mais rápido do que um foguetão!
E para ver, olhos precisa de ter!
Um é plano e comprido e fica na testa.
O outro é igual mas é na boca.
E a boca parece uma flor e fica na barriga.
O seu corpo é comprido e fino,
E é coberto de escamas.
Para terminar, tem uma cauda com forma de balão.
E esta é a minha cobra.
Luís Pedro

O cavalo eu vou escolher,
Porque é o meu preferido.
Gosta muito de correr,
É um animal muito querido.
Tem o focinho comprido,
E os olhos cor-de-mel.
As orelhas são duas folhas,
Macias como o papel.
As pernas são troncos,
Com uma força bestial.
O seu pêlo é castanho
E é assim o meu animal.
E eu queria ter um só para mim…
Para passear na escola e no jardim.
Sofia



domingo, 23 de janeiro de 2011

O BONECO DE NEVE...

Esta foi uma semana muito cheia. Aprendemos a tabuada do 2 e continuámos a trabalhar vários conteúdos. Estamos a melhorar muito na leitura e na escrita e o professor até nos ofereceu uns rebuçados por este motivo.
Os alunos que terminam as tarefas mais cedo têm estado a fazer um boneco de neve com diversos materiais. É uma boa forma de se dar as boas-vindas ao Inverno (estamos um pouquinho atrasados…mas ainda a tempo!).
Quando a nossa "obra" estiver pronta mostramos. Por agora, vejam o empenho dos pequenos aprendizes.

domingo, 16 de janeiro de 2011

É TUDO UMA QUESTÃO DE PENSAMENTO…

Este é o problema desta quinzena...vamos lá pensar!

Quatro amigos têm 3 pizzas para dividirem para o almoço. Todas as crianças têm de comer a mesma quantidade de pizza.
Divide as pizzas no desenho e explica quantas fatias coube a cada um.