quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A ESCOLA E NÓS - 2º R


Começar é sempre um grande desafio. Começar num novo emprego, começar uma nova tarefa, começar numa nova escola. Foi isso que nos aconteceu. Iniciámos o novo ano lectivo numa escola com cor e alegria, onde ainda é mais simples ser-se feliz. E é assim que vamos  vivendo…a aprender, a crescer, a sentir, a gostar e, acima de tudo, a acreditar que a escola é muito mais do que saber ler e escrever. É também saber ser, saber estar, saber conviver, brincar, interagir, observar e sonhar.
Um mês depois do arranque do ano lectivo, e passada a confusão dos primeiros dias, criámos este blogue – Pequenos Aprendizes. É aqui, neste cantinho, que vamos deixar ideias, marcas de trabalhos e de iniciativas. O reflexo daquilo que fazemos na sala de aula e que tão importante se torna para todos nós.
Para quem não nos conhece, somos a turma do 2º R de uma escola da Amadora. Somos 24 rostos, 48 olhinhos e temos todos muitos segredos. E sonhos também. Loiros, morenos, de pele clara ou escura…ajudamo-nos e convivemos em harmonia. Somos crianças e também temos as diabruras habituais destas idades. O nosso professor chama-se João Nuno e já o conhecemos desde o ano passado.
Uma mensagem….
Vejamos este blogue como um diário de recordações, de modo a poder ser acompanhado pelos encarregados de educação, pela família, pelos amigos e por todos aqueles que nos queiram visitar. Sempre que sentirem vontade de comentar uma imagem, um texto, o que quer que seja, percam a vergonha e desafiem-se / desafiem-nos. E que tal visitarem regularmente esta página com as vossas crianças e fazerem os comentários juntos?
Na sala de aula, todas as semanas, haverá um dia em que se falará do blogue e em que estaremos, em grupos, a visitá-lo, de modo a que todos conheçam este cantinho mágico.
Agora, mãos à obra para todos nós: com trabalhos da escola, com trabalhos feitos em casa, com sugestões, com iniciativas. Sendo um espaço para todos, a colaboração terá também de ser de todos.
Já voltamos! Com mais surpresas.
Assinado: Os Aprendizes do 2º R

6 comentários:

  1. Estou muito feliz com mais esta iniciativa.
    Sou mãe (galinha) e encarregada de educação, e sinto que por mais que tente acompanhar o meu filho muito fica por saber. Gostava de o acompanhar 24h por dia. Ele não é de contar pormenores e por muito que insista fica sempre algo por saber. Tive a sorte de o professor ser muito receptivo e paciente :)
    Vou acompanhar este blog diariamente sem duvida e, desde já, agradeço de coração ao prof. João Nuno por tão boa ideia. Obrigada.
    Mãe do João

    ResponderEliminar
  2. Eu também queria este professor!!!
    Ai…a sério! Juro que sim…
    Queria-o mesmo só para mim,
    Para que me ensinasse a ver
    A vida com o seu Olhar!
    (o seu olhar de doce mel!)
    Queria com ele caminhar,
    Nos caminhos da Verdade
    Com a sua simplicidade
    E o seu forte ACREDITAR!
    Para além do A, E, I…
    Eu queria era estar AÍ
    Ser do 2ª R, ao vosso lado estar.
    Poder também partilhar
    Esses dias de saber!
    Queria brincar nessa escola,
    Que é nova, que é bonita
    E que ainda cheira a tinta…
    E que aos poucos
    Fica cheia
    Com a cor dos vossos dias,
    Com as vossas alegrias,
    Que jamais irão esquecer!
    Como já sou crescidinha,
    E não me parece afinal,
    Que o Sr. Professor
    me aceite como aluna
    - juro, não me porto mal! –
    Estarei aqui neste blog
    Ao vosso lado a estudar,
    A aprender e a brincar…
    A ser de novo criança
    E aqui estarei ao vosso lado,
    Tão perto, tão pertinho,
    Que os mesmos cheiros vou sentir,
    E os mesmos sons, eu vou ouvir!


    Prof. João,
    Estou encantada com esta ideia! A minha confiança em si como pessoa e como profissional, é hoje uma Convicção. Forte como o seu CRER!PARABÈNS por esta iniciativa,
    E OBRIGADA por tudo…e por tanto!
    Mãe da SOFIA ALMEIDA

    ResponderEliminar
  3. Eu também queria este professor!!!
    Ai…a sério! Juro que sim…
    Queria-o mesmo só para mim,
    Para que me ensinasse a ver
    A vida com o seu Olhar!
    (o seu olhar de doce mel!)
    Queria com ele caminhar,
    Nos caminhos da Verdade
    Com a sua simplicidade
    E o seu forte ACREDITAR!
    Para além do A, E, I…
    Eu queria era estar AÍ
    Ser do 2ª R, ao vosso lado estar.
    Poder também partilhar
    Esses dias de saber!
    Queria brincar nessa escola,
    Que é nova, que é bonita
    E que ainda cheira a tinta…
    E que aos poucos
    Fica cheia
    Com a cor dos vossos dias,
    Com as vossas alegrias,
    Que jamais irão esquecer!
    Como já sou crescidinha,
    E não me parece afinal,
    Que o Sr. Professor
    me aceite como aluna
    - juro, não me porto mal! –
    Estarei aqui neste blog
    Ao vosso lado a estudar,
    A aprender e a brincar…
    A ser de novo criança
    E aqui estarei ao vosso lado,
    Tão perto, tão pertinho,
    Que os mesmos cheiros vou sentir,
    E os mesmos sons, eu vou ouvir!


    Prof. João,
    Estou encantada com esta ideia! A minha confiança em si como pessoa e como profissional, é hoje uma Convicção. Forte como o seu CRER!PARABÈNS por esta iniciativa,
    E OBRIGADA por tudo…e por tanto!
    Mãe da SOFIA ALMEIDA

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso da ideia! Está muito bonito, e é encantador ver o brilho nos olhos e o carinho com que os alunos falam do prof.
    Como mãe agradeço todo o carinho e atenção que tem dado a todos quer seja aos alunos como aos pais.
    Ficaremos a aguardar mais novidades.
    Ass: mãe do Tomás

    ResponderEliminar
  5. Mais uma fantástica iniciativa do Prof.João!!

    E com estas surpresas nos vai «mimando» a todos, pais e filhos! Esta é a prova que a Escola é também um lugar de afectos, onde existe um espaço e um tempo para partilhar mais do que a matéria dos manuais...e principalmente a vontade de alguém que com grande dedicação faz com que os nossos filhos se sintam mais felizes por aprender e descobrir quem são!
    Obrigado Prof. João!
    Mãe da Inês Ferreira

    ResponderEliminar
  6. Prof.João
    Parabens pela por esta iniciativa assim nós acompanhamos os" pequenos aprendizes " mais de perto.Como nao podemos estar com eles na escola assim parece que estamos com eles lá ao lado a participar.Obrigado por fazer com que o meu filho goste de ir para a escola todos os dias.
    Pais do Ricardo Miguel

    ResponderEliminar