sábado, 17 de dezembro de 2011
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
INSPIRAÇÃO MATEMÁTICA
Na semana passada fomos à Fundação Calouste Gulbenkian.
Como andamos muito ocupados com as coisas da escola, só hoje conseguimos deixar aqui algumas fotos das obras de arte que observámos e que nos foram detalhadamente explicadas pelo nosso guia.
Acreditam que todos estes quadros estão cheios de elementos matemáticos?! É bem verdade! Foram muitas as obras que vimos (não só quadros!), mas é impossível deixar aqui o registo de todas. Ficam estas para aguçar a curiosidade!
Foi uma tarde de verdadeira “Inspiração Matemática”.
domingo, 4 de dezembro de 2011
A NOSSA ÁRVORE DE NATAL DESTE ANO - GOSTAM?
Todos os anos fazemos uma árvore diferente e original. Desta vez escolhemos círculos de cartolina e cápsulas de café esmagadas.
Ficou muito engraçada e está no vidro da nossa sala, ou seja, da rua conseguem ver a nossa árvore…!
Já agora, bons preparativos para o Natal!
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
CHEIRINHO A NATAL!
No meio de tantas coisas que temos estudado, já começámos com as decorações de Natal. Hoje, sexta-feira, depois do teste de matemática…vamos dedicar toda a tarde ao Natal e fazer a nossa árvore.
Para já fiquem com um cheirinho de parte (o resto ainda não está feito!) das lembranças de Natal que vamos levar para casa…!
Giríssimas as nossas árvores…concordam?
terça-feira, 22 de novembro de 2011
domingo, 20 de novembro de 2011
CAÇA AO ERRO - QUANTOS ERROS SÃO? VAMOS DESCOBRIR...
O rio
Era uma ves uma aldeia á beira de um rio: era o rio mais bonito que se possa imaginar, com marjens cobertas de verdura, areia quelara e uma água brilhante que refletia o céu e o arvoredo.
Toda a gente da aldeia precizava do rio. As lavadeiras iam ali lavar a roupa; os pescadores sentavam-sse na margem e apanhavam bom peixe; os lavradores regavam as suas terras; os moleiros aproveitavão a força da corrente para fazer andar à roda as azenhas e até os meninos pequenos precisavam do rio para tumarem grandes banhos e deitarem os seus braquinhos de papel ou de cortiça. A aldeia vivia do rio.
E o rio corria trranquilamente entre as margens verdes...
As pessous alegres dissiam que o rio cantava e as pessoas tristes diziam que o rio chorava: ao certo, ninjuém sabia.
Esteves de Lemos, “A Menina de Ferro” (adaptado)
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
TARDE COM MÚSICA E EXPOSIÇÃO DE PROJETOS
Hoje foi um dia muito importante para a turma do 3º B.
Ainda que muito à pressa, com pouquíssimos ensaios, mas com muito boa vontade e entusiasmo de todos, realizámos uma exposição dos projetos para a família. Pelo meio…várias canções ensaiadas com o professor Fábio na aula de Educação Musical (uma delas acompanhada pelas flautas), a apresentação de um poema (todo sabido na ponta da língua), a dança do Wilson e muitas palmas e sorrisos misturados.
Foi um momento breve e simples, mas recheado de ternura. Daquela que todos sentimos quando temos muito orgulho. E eu tenho um orgulho desmedido, como professor, por estes miúdos!

E, já agora, a família que estava presente…o que nos têm a dizer?
Em nome do 3ºB, MUITO OBRIGADO PELA PRESENÇA!
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
PROJETOS FANTÁSTICOS!
O desafio foi lançado e muito bem aceite por todos!
Cada aluno trabalhou uma história do livro “Contos para Rir” e, durante um mês, estruturou um projeto.
Ontem foi o dia de entrega desses mesmos projetos e confesso que fiquei muito, muito surpreendido! Tanta dedicação, tanto empenho. Estão todos de parabéns e estou muito orgulhoso destes alunos fantásticos e das famílias que os ajudaram nesta tarefa (bem sei que não foi simples!).
Apareceram projetos de todos os géneros: em sombras chinesas, maquetas, fantoches, cartazes, livros, gravações de vídeo (verdadeiros filmes de mestres!), bonecos em pasta de papel e muito, muito mais!
E não posso terminar sem referir que o trabalho da Sofia não está aqui fotografado pelo facto de ter sido uma gravação em vídeo. Confesso que eu não faria melhor…adorei e aquilo que sinto é que toda a gente deveria ver “filmes” assim. O mesmo acontece com o Luís Pedro e com o João Sousa. Estes “artistas” também fizeram uma filmagem. Adorámos! São tantos e tantos pormenores que é impossível contar. Aquilo que vos posso dizer é que filmagens destas são o reflexo de muito talento. Parabéns!
E perdoem-me estas palavras pessoais dedicadas a quem fez filmagens, mas como (no caso da Sofia) não há fotografia para inserir no blogue…era impensável não fazer este elogio (nos restantes trabalhos podem ver as fotos e deliciarem-se…”uma imagem vale por mil palavras”).
Estou em falta com a fotografia do Gonçalo Gomes que, por esquecimento da máquina, não consegui tirar ontem. Prometo que hoje a insiro. O projeto deste aluno também está fantástico e muito, muito interessante.
Digam-nos o que acham dos nossos projetos…
Subscrever:
Mensagens (Atom)